Critérios de Avaliação do Cadastro CRC Petrobras

Os critérios de avaliação de cada fornecedor são determinados a partir do tipo de fornecimento e das famílias informadas na etapa de identificação da empresa que deseja fornecer. Nem todos os critérios se aplicarão a todas as empresas. Conheça os critérios utilizados pela Estatal:   

Critério LegalEste critério tem o objetivo de conhecer e acompanhar a regularidade da empresa no cumprimento de suas obrigações junto ao mercado, aos órgãos de governo e à sociedade. 
Critério Econômico Este critério busca evidências da solidez econômica, de forma a assegurar que a empresa possa dar continuidade e concluir fornecimentos e/ou os serviços. Os dados de Balanço Patrimonial e de Demonstrações Financeiras geram indicadores para prever e monitorar o desempenho econômico
Os indicadores contábeis considerados são: Liquidez Corrente, Liquidez Geral, Solvência Geral, Alavancagem e Patrimônio Líquido
Critério TécnicoEsse critério visa avaliar a capacidade técnica da empresa para a produção de bens e/ou prestação de serviços, avaliando os recursos necessários para o bom desempenho dos bens a serem fornecidos e/ou dos serviços a serem executados. 
Estão contemplados a avaliação e preenchimento dos seguintes itens: Tradição de Fornecimento detalhado e em alguns casos Habilitação jurídica e Sistema de Gestão da Qualidade. 
Critério TEC-SMSEsse critério tem por objetivo avaliar o grau de implementação de questões de Saúde, Meio Ambiente e Segurança, de acordo com as atividades cadastradas, valorizando e estimulando as certificações segundo as normas ISO 14001 e ISO 45001.
Os fornecedores que apresentarem a certificação ISO 14001 ficarão isentos das demais exigências do SGA.
Os fornecedores que apresentarem a certificação ISO 45001 ficarão isentos das demais exigências do SGSSO.
Critério Técnico
Linha de Fornecimento (LFO)                                                                                                       
Trata-se de um critério auto declaratório em que a empresa informará sua família de fornecimento de interesse.  Uma vez que a empresa declare seu interesse, poderá ser atribuído à mesma o status cadastral “D – Declaração de Interesse”. 
Esse status será mantido até que o fornecedor seja submetido à avaliação, durante a etapa de habilitação ocorrida no processo de contratação.
Critério revenda/distribuiçãoEste critério vincula os dados do fabricante ao revendedor/distribuidor, sem necessidade de envio de documentação adicional. Além da aprovação nos critérios legal e econômico, o fornecedor só ficará apto a revender caso o fabricante atrelado estiver devidamente qualificado na família de fornecimento de interesse..
Critério IntegridadeEste novo critério está de acordo com as exigências do Decreto 8.420/2015 e mostra a intenção da Petrobras de estabelecer um programa de integridade de acordo com os padrões legais. 
As empresas deverão atender ao critério, com informações relacionadas à sua reputação, idoneidade e práticas de combate à corrupção. Ao final da avaliação do Critério Integridade, cada empresa receberá uma nota correspondente ao seu Grau de Risco de Integridade (GRI) que poderá variar entre Alto, Médio ou Baixo

Os critérios de avaliação do cadastro de fornecedores da Petrobras são umas das etapas mais importantes na habilitação e credenciamento de fornecedores, através deles que é possível viabilizar a participação em oportunidades públicas, como também, o recebimento de convites.

Se sua empresa tem interesse em cadastros corporativos ou precisa acelerar a resolução de pendências em alguns dos critérios que abordamos, fale conosco por aqui.